Ourolândia-BA
Em 1900, aproximadamente, as famílias “Cassimiro Gomes”, “Aurora” e “Dias Gomes” (as quais ainda remanescem) chegaram da grande região de Jacobina para a exploração da agricultura as margens do Rio Vereda, marcando, assim, o surgimento da comunidade. Em princípio, partiram para a plantação de cana-de-açúcar. De maneira rústica, começaram a fabricação de seus derivados, como: mel, rapadura e até mesmo o açúcar. Esses produtos eram fabricados em uma pequena moenda de madeira, que foi apelidada de “engenho velho”, nome que deu origem à comunidade, ficando conhecida como Fazenda Engenho Velho.
Por volta de 1932 a comunidade passou a se chamar “Ouro Branco”, sim-plesmente. Em 1982, foi elevada a categoria de Vila, e, em 30 de março de 1989, obteve a sua independência político-administrativa com o nome de OUROLÂNDIA, desmembrando-se do Município de Jacobina.
Localiza-se no Piemonte da Chapada Diamantina, limitando-se com os municípios de Jacobina, Morro do Chapéu, Umburanas, Campo Formoso e Mirangaba. Possui uma extensão territorial de 1.276 km²